Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Por que Deus não manda um avivamento nos nossos dias?


Por que Deus não manda um avivamento nos nossos dias?



Os pregadores sempre falam que a igreja precisa de um avivamento. Em toda igreja que vamos ouvimos isso. Mas uma coisa que me chama a atenção é que muito se fala de avivamento, mas as vezes temos um conceito errado de avivamento.
Muitos acham que avivamento é um acontecimento que Deus opera cura, milagres e maravilhas, o que na verdade acontece mesmo, nos grandes avivamentos acontecia isso. Muitos também acham que avivamento é receber poder de Deus e isso também faz parte. Mas o que na verdade é um avivamento?

Na história da igreja houveram vários avivamentos e todos eles tinham algumas coisas em comum. As pessoas eram impactadas pelo poder do Espírito Santo e passavam a ter uma insaciável fome de Deus e O buscavam de todo coração. Todos os grandes avivamentos aconteceram quando o povo se voltou para Deus com uma vida de oração e leitura da Bíblia.

Um grande avivamento que me chama a atenção foi o avivamento do País de Gales. Aquele País foi impactado pelo poder de Deus de uma tal maneira, que nos livros dizem que os viciados, as prostitutas, os bandidos, bêbados, ladrões e todo tipo de pessoas se convertiam de tal modo que não havia mais serviço para os policiais. Muitas vezes o Tribunal ficava sem casos para se julgar e para não ficarem parados eles faziam cultos e ensaiavam hinos.
Também dizem que as pessoas não iam mais nas tavernas e bares da cidade e várias foram obrigadas a fechar por falência.
Os empregados começaram a ir para o trabalho mais cedo porque se juntavam para fazer cultos e compartilhar as experiências do avivamento. Os Empregados e seus patrões começaram a se tratar bem.

Aconteceu que os inadimplentes iam pagar suas dívidas e pagavam até dívidas antigas.
Um médico foi entrevistado por um jornalista durante o avivamento. “O que o senhor está achando do avivamento?”
“Estou achando maravilhoso”, respondeu o médico. “As pessoas estão acertando todas as suas dívidas antigas. Contas que achei que nunca mais receberia estão sendo pagas.”

E mais do que isso, com os homens deixando o Álcool de lado, não só o crime diminui mas eles começaram a ficar mais em casa. Marido começava a tratar bem a esposa e os filhos. Passavam mais tempo juntos e compartilhavam das experiências com Deus. Um batismo de honestidade, um batismo de perdão, um batismo de reconciliação.


Agora quero ir para a pergunta: “Por que Deus não manda um avivamento nos nossos dias?”

O motivo pelo qual Deus não manda um avivamento é justamente por buscar o avivamento. Nós queremos só o avivamento. Queremos milagres, maravilhas e sinais. Deus não pode compartilhar do seu poder com seguidores que só o seguem por interesse. Avivamento é uma consequência de buscar a Deus. Todos os avivamentos ocorreram quando o povo se voltou para Deus com uma vida de oração e leitura da Bíblia. Quando começarmos a buscar a Deus e somente a Ele, avivamentos serão consequência.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:3-4

Tem coisa pior do que gente interesseira? Pois nós muitas vezes somos interesseiros com Deus. Dobramos os joelhos só para pedir, damos o dízimo pensando nessa “restituição” que hoje em dia é pregado, sempre fazemos algo querendo milagres ou algo em troca.
Nos avivamentos, o povo lotava as reuniões de oração e as vezes duravam até amanhecer com o povo orando pela intimidade com Deus. Eles buscavam a Deus e não apenas o milagre.
Temos que buscar a Deus porque Ele é Deus e não porque ele pode nos dar alguma coisa.

Em uma entrevista, Leonard Ravenhill conta que o povo buscava a Deus e o milagre era o menos notável. A personalidade das pessoas mudavam. O beberrão parava de beber. As prostitutas não se prostituíam mais. Famílias eram restauradas e começavam a buscar a Deus.

Hoje se fala tanto em batismo com Espírito Santo e a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas são os dons, que também está certo, Paulo nos diz para buscarmos os dons. Mas o batismo com Espírito Santo antes de mais nada é um batismo de fome de Deus, um batismo de amor, batismo de honestidade. As pessoas começam a possuir o fruto do espirito.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”
Gálatas 5:22-26


Temos que buscar a Deus com vida de oração e leitura da Bíblia, e eu me incluo nisso. Quando há avivamento os milagres são consequência.
Hoje em dia nós estamos muito com a cabeça na terra, e eu que escrevo também estou. Pensamos muito nas coisas da terra, as novidades, o que vamos comprar, o que vamos fazer e as vezes perdemos um pouco o foco da eternidade.

As vezes eu ligo a televisão e vejo algumas pregações que incentivam o povo a pedir, pedir e pedir. Mas eu nunca os vi ensinando que quando nos convertemos, Cristo é o nosso tesouro. Quando nos convertemos, Cristo é nosso único tesouro.
Cristo nos amou enquanto estávamos na lama do pecado e não tinha nada em nós que nos fazia merecer a salvação. Ele morreu a nossa morte, nos justificou e hoje somos salvos mediante a fé no seu sacrifício.

É tão ridículo ouvir pregadores dizendo que Jesus morreu só para nos dar prosperidade e curar nossas doenças, chega a ser uma blasfêmia.
A salvação não é o suficiente? Quem somos nós para dizer ao Todo Poderoso que exigimos agora nossos direitos? Quem somos nós para “determinar” algo para aquele que é soberano e que nos salvou?

Hoje mais do que nunca precisamos voltar a buscar a Deus e somente a Ele. Como dizia aquele hino que gosto muito “Tudo entregarei”. Temos que nos agarrar a Cristo e fazer dele nosso único tesouro.
Temos que adorar mais a Deus, louvá-lo mais, orar mais, ler mais a Bíblia, admitir que somos pecadores e pedir perdão a Deus pelos nossos pecados. Aí meus irmãos, milagres e prodígios serão só o rastro do poder de Deus. Voltemos ao Evangelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário